terça-feira, 6 de novembro de 2012

Você sabe freiar sua moto?

 Pode parecer um assunto banal, porém vejo nas ruas milhares de motociclistas freiando de forma incorreta e algumas dessas vezes ocorrem acidentes por causa desse fator, geralmente com a famosa "escorregada".

É fato que se você gosta de moto e quer rodar com esse veículo de duas rodas por aí, sabe que sua integridade física está em risco, sem dúvida, porém deve tomar todos os cuidados necessários para diminuir os riscos ou até sair de uma situação mais perigosa.



E para isso é preciso aprender tudo sobre direção defensiva, e nesse quesito um dos itens mais importantes é a frenagem, o jeito com que você para a sua moto, na cidade ou até mesmo em viagens.

Devemos entender que ao frear, a força exercida é contrária ao movimento das rodas, então os freios devem ser acionados de forma a parar a moto, lembrando parar a moto e não travar a moto. Caso o freio seja acionado de repente, os pneus escorregarão na pista e a queda será certa.


Para que isso não aconteça acione os freios dianteiro e traseiro simultaneamente, de forma progressiva, enquanto reduz as marchas. Para parar em um farol por exemplo solte o acelerador e acione o freio dianteiro e traseiro com maior intensidade, nesse caso é recomendável o uso do chamado terceiro freio (freio-motor) usado em conjunto.



Basicamente o freio motor é a redução das marchas, com isso ocorre a queda de rotação ideal para uma parada gradativa. Muito usado por exemplo em estradas tipo serras, onde para não ocasionar o super aquecimento dos freios, mantém a velocidade através dessa modalidade de frenagem.
 
Use sempre os dois freios, nunca apenas o dianteiro, ou apenas o traseiro, isso porque o freio traseiro é relativamente fraco se comparado com o poder do dianteiro, serve mais para estabilizar a moto, portanto se usado sozinho e com força certamente haverá uma derrapagem, desse modo evite frenagens extremas, além de não funcionarem ainda tiram o controle da moto.

Outra questão é quando vai entrar em uma curva deve-se reduzir a velocidade e acionar os freios antes da curva, e não durante o percurso. Cuidado ao se defrontar com terrenos arenosos ou molhados.




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