segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O conforto e a agilidade das "Semi-Carenadas" (quatro cilindros)

As motos semi-esportivas vêm habitando lugares expressivos no mercado, são um atrativo ao se pensar que temos a agilidade das motos esportivas com um conforto a mais que essas não oferecem, podendo usar a moto para viagens mais longas.

A primeira a se lançar nesse segmento foi a Suzuki com a sua quase que antiquada suzuki GSX 650F, que de seu lançamento pra cá não mudou lá grandes coisas além do painel e algumas mudanças estéticas bem suaves, depois com o lançamento da Yamaha XJ6N (naked) veio sua versão vestida também a XJ6F que não assustou a sua concorrente, porém esse ano (2012) a Honda resolveu mudar essa história lançando também a sua naked-vestida se é que assim podemos dizer, a CBR 600F, basicamente trata-se da hornet encorpada da carenagem, vez que traz a mesma potência de 102 cv, com quadro de alumínio, suspensões invertidas, e a ótima relação de peso.


Suzuki (GSX 650F)


Yamaha (XJ6 F)


Honda (CBR 600F)

Sem dúvida a Honda apresentou no mercado nacional um produto melhor que suas respectivas concorrentes, já que essas carecem de requisitos mais sofisticados, caíram no comodismo apenas da mudança de estilo para se adequar ao mercado, não que elas não tenham o seu glamour, são ótimas motos também.

Como dito anteriormente é perceptível o desleixo com o modelo da suzuki, sem dúvida trata-se de uma bela moto, porém inalterada e com a competitividade do mercado suas concorrentes tem componentes e estética mais atuais herdados de suas "irmãs" maiores. Um dos fatores que incomodam na GSX650F é o seu peso praticamente 20kg mais pesada que suas concorrentes, e com certeza o mesmo problema que nasceu na sua versão naked (Bandit) o escapamento que é grande, feio e nada atual.

O melhor ponto a destacar na Suzuki é o seu painel que é o mais completo entre as três, indica marcha, shift-light, e tem uma leitura fácil e rápida, o da yamaha apresenta também conta-giros analógico e velocímetro digital, porem é "apagado" e a primeira vista não impressiona muito, o da honda é totalmente digital e sua tela parece ser um pouco fumê o que dificulta um pouco a leitura nas horas mais claras do dia.

Suzuki (GSX 650F)

Yamaha (XJ6F)

Honda (CBR 600F)
A yamaha Xj6F não caiu muito na graça dos motociclistas, uma de suas vantangens são suas dimensões trata-se de uma moto "fina"  se apresentando muito bem no trânsito das grandes metropóles, porém  parece que o conjunto dessa moto não está completo sinto falta de alguma coisa, o motor é agradável, a carenagem não é feia (porém tem quem não goste), e o seu painel é sem graça para uma moto carenada.

O lançamento da Honda (CBR 600F) foi um projeto bem acertado pelas asas de ouro, o câmbio do novo modelo é preciso e suave coisa difícil de encontrar atualmente. Aceita reduções com o freio motor sem enroscar e não tem aquele tranco bizarro que a maioria das motos apresenta ao se engatar a primeira marcha.

Além dessas qualidades tem bom desempenho em curvas,  refletido nos seus apenas 3kg a mais que a Hornet, é possível se divertir nas curvas sem muito risco. Desvia de trajetória com agilidade, agradecendo nesse quesito a Honda pela suspensão dianteira invertida, e da traseira monochoque, que apresenta 7 regulagens de pré-carga da mola, que ajuda na hora de desviar dos buracos cada vez mais comuns em nossas cidades.

Os motores tem configuração parecida porém quanto à potência existe uma diferença reparável, ambos tem quatro cilindros em linha DOHC, 16 válvulas, o da Yamaha apresenta 77,5 cv a 10.000rpm, contra 85 cv a 10.500rpm da Suzuki, e por fim a Honda com 102cv a 12.000rpm.

Conclusão

As três são boas opções de motos cada uma com seus pontos positivos, comparado com seus valores de R$ 31.900,00 (GSX650F); R$ 28.500,00 (XJ6F); R$ 32.500,00 (CBR600F), a diferença não é muito grande e cabe no bolso, vale diferenciar sua preferência, se é a potência, a economia, se você busca um pouco mais de conforto ou uma proposta um pouco mais perto das esportivas, ou até mesmo se o critério de decisão ficará pelo seguro, nesse caso a Honda fica em última opção.







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