As antigas motos estilo "Café Racer" estão tomando de volta um pouco do seu glamour, quando falamos sobre esse tema é preciso voltar aos anos 40. Portanto irei contar como surgiu a cultura café racer de forma breve.
Atualmente há alguns adeptos desse estilo aqui no Brasil, e sim sem dúvida não é uma numero expressivo mas impressiona ao dizer que tal número pelo menos é crescente, não há mais o mesmo espírito da época, porém, o estilo das motos é igual, na minha opinião muito bonito e torna cada motocicleta única do seu dono, vez o tamanho de alterações feitas para torna-lá uma legítima "Café Racer".
História
Em meados dos anos 40 andar de moto era coisa de garoto rebelde, que andavam com seus amigos para todos os lados.
As pessoas tinham preconceito com esses jovens, pela imagem pré-definida de que estes eram garotos problema.
Tudo começou com a abertura de um Pub em Londres (Inglaterra) denominado Ace Café nos anos 30, que depois de um tempo (pós guerra) retomou seu sucesso, grande parte deste devido ao surgimento do Rock n'Roll cominado com os jovens sobre duas rodas. Então o Ace virou referência e parada obrigatória para os motociclistas da época, que iam ao local para conversar, ouvir um bom rock n'roll e fazer alguns reparos na moto.
Então passado um tempo os garotos movidos por suas máquinas preparadas e com muita adrenalina, colocavam o cigarro na boca, e começavam a fazer corridas apostando dinheiro, corriam de um ponto até outro antes do término do rock que estava rolando na jukebox. Parte da relação do rock com a motocicleta partiu desse ponto.
Assim para os que não conhecem, "Café Racer" é uma moto totalmente customizada, que nasceu nas décadas de 50 e 60, onde seu piloto se submetia ao perigo das competições "ilegais", e ao seu limite tentando atingir a velocidade máxima de sua máquina.
Os motociclistas começaram a apostar rachas na estradas onde o ponto de chegada e de partida era sempre de um café londrino.Portanto para ganhar admiração e o título de "Café Racer", o motoqueiro teria que ganhar a corrida e retornar antes do rock escolhido acabar de tocar na jukebox.
Para chegar a esse ponto suas motocicletas eram totalmente reformadas, artesanalmente para ganhar aerodinâmica e perder peso, e isso era feito com o aumento da potência do motor, rebaixavam o banco para melhorar o desempenho, o banco do garupa era retirado para uma carenagem que dava um visual mais agressivo, retiravam o painel, os piscas, tudo para deixar as motos o mais racing possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário