domingo, 30 de setembro de 2012

Fora de linha XTZ 250X, mas qual motivo mesmo?

Apesar da não ser fabricada a um tempo, eu não consigo entender o real motivo da XTZ 250 X ter saído de linha pela yamaha. A Yamaha diz que não há motivos para serem produzidas três motocicletas da mesma categoria, a explicação dada foi por causa do lançamento da Teneré 250, mas como assim? creio que alguma solução poderia ser tomada.

Apresentada em 2008 a XTZ 250X esteve presente no mercado durante três anos, nas versões 2008, 2009 e 2010.  Uma das poucas motos voltadas ao estilo motard de baixa cilindrada, na minha opinião uma moto com esse estilo nunca foi tão esteticamente acertada, basta ver o seu design para perceber se tratar de uma motard, suas linhas são fiéis ao estilo.


2008

2009
2010

Teve sua origem fundada na Lander apesar de ser muito diferente dela visualmente, apenas o motor é igual. Com detalhes em preto fosco no motor, balanças pretas, novo protetor de bengalas, traseira reestilizada e rodas com aros 17" de alumínio na cor preta, este modelo se tornou muito mais on do que offroad. Apesar de ser uma moto trail, seus aros e pneus deixaram a XTZ-X uma competente moto para o asfalto. Em contrapartida, seu rendimento na terra foi prejudicado.

A única concorrente direta era a D-Tracker X da kawasaki de 250 cilindradas que também não será mais fabricada pela marca, que é superior a yamaha em componentes do motor e peças da motocicleta, porém não caiu no gosto do público foi uma moto pouco comercializada, talvez pelo seu preço ser um pouco mais elevado, ou pela falta de conhecimento dos motociclistas.

Agora só nos resta torcer que alguma fabricante confie nas motards de baixa cilindrada, ou então quem sabe com o desfalque desse estilo no mercado a yamaha não volta a fabricá-la igual a honda fará agora com o relançamento da Falcon. De qualquer forma aos amantes do estilo sobra a preparação de suas motos para se enquadrarem já que não há outra possibilidade por enquanto.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A ressureição das "Café Racer"

As antigas motos estilo "Café Racer" estão tomando de volta um pouco do seu glamour, quando falamos sobre esse tema é preciso voltar aos anos 40. Portanto irei contar como surgiu a cultura café racer de forma breve.

Atualmente há alguns adeptos desse estilo aqui no Brasil, e sim sem dúvida não é uma numero expressivo mas impressiona ao dizer que tal número pelo menos é crescente, não há mais o mesmo espírito da época, porém, o estilo das motos é igual, na minha opinião muito bonito e torna cada motocicleta única do seu dono, vez o tamanho de alterações feitas para torna-lá uma legítima "Café Racer".



História

Em meados dos anos 40 andar de moto era coisa de garoto rebelde,  que andavam com seus amigos para todos os lados. As pessoas tinham preconceito com esses jovens, pela imagem pré-definida de que estes eram garotos problema.

Tudo começou com a abertura de um Pub em Londres (Inglaterra) denominado Ace Café nos anos 30, que depois de um tempo (pós guerra) retomou seu sucesso, grande parte deste devido ao surgimento do Rock n'Roll cominado com os jovens sobre duas rodas. Então o Ace virou referência e parada obrigatória para os motociclistas da época, que iam ao local para conversar, ouvir um bom rock n'roll e fazer alguns reparos na moto.


Então passado um tempo os garotos movidos por suas máquinas preparadas e com muita adrenalina, colocavam o cigarro na boca,  e começavam a fazer corridas apostando dinheiro, corriam de um ponto até outro antes do término do rock que estava rolando na jukebox. Parte da relação do rock com a motocicleta partiu desse ponto.


Assim para os que não conhecem, "Café Racer" é uma moto totalmente customizada, que nasceu nas décadas de 50 e 60, onde seu piloto se submetia ao perigo das competições "ilegais", e ao seu limite tentando atingir a velocidade máxima de sua máquina.


Os motociclistas começaram a apostar rachas na estradas onde o ponto de chegada e de partida era sempre de um café londrino.Portanto para ganhar admiração e o título de "Café Racer", o motoqueiro teria que ganhar a corrida e retornar antes do rock escolhido acabar de tocar na jukebox.

Para chegar a esse ponto suas motocicletas eram totalmente reformadas, artesanalmente para ganhar aerodinâmica e perder peso, e isso era feito com o aumento da potência do motor, rebaixavam o banco para melhorar o desempenho, o banco do garupa era retirado para uma carenagem que dava um visual mais agressivo, retiravam o painel, os piscas, tudo para deixar as motos o mais racing possível.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A incrível e tradicional Husqvarna..

Marca tradicional

Fundada em 1689 na Suécia, a Husqvarna detém uma gama de produtos muito extensa que inclui desde de motocicletas até máquinas profissionais, produtos para consumidores exigentes.
Quando a empresa iniciou suas atividades, produzíam mosquetes que eram provavelmente as melhores do seu tempo. E foi nessa época que a marca lançou as bases para a perícia técnica que, desde então, ajudou a desenvolver alguns dos melhores produtos do mundo, em áreas como armas de caça, bicicletas, motocicletas, aparelhos de cozinha, máquinas de costura e produtos para utilização no exterior.

O logotipo

O símbolo utilizado como logotipo da Husqvarna é uma referência ao passado da marca como fabricante de armas. À direita é possível ver a forma mais antiga, como marca de contraste de um mosquete aprovado, simbolizando a mira sobre o cano. Também pode ver a versão moderna que indica que a Husqvarna continua a ter em mira o futuro.

Qualidade e Estilo único
A marca pertence ao grupo BMW desde 2007, e têm como objetivo o estilo enduro e motocross, da qual detém ótimas máquinas, que espantam em superioridade, tradicionalidade e elegância.
Uma de suas referências em motocross  é a TC250 moto mais leve da categoria MX2, pesando 97Kg.
 A geometria do seu conjunto foi totalmente revista para obter uma moto leve, compacta, rápida e versátil.Outros destaques ficam por conta das bengalas dianteiras Marzocchi de 50 mm e a suspensão traseira Sachs com o sistema (Soft Damp) que ajuda a roda traseira a ter mais contato com o solo e tração. O conjunto de freios da marca Brembo vem com novos discos em formato Wave.


Certamente está acertando o futuro com os produtos de qualidade que produzem, o público alvo não é tão grande pois se trata de um público mais específico, todos os amantes do estilo cross ou supermotards tem admiração pelas motos da marca, essas tem traços muito específicos dos quais só de olhar é possível destacar uma husqvarna de qualquer outra motocicleta.
Falando em super motard a marca tem a SM610 é uma moto alinhada, boa de suspensão e freios e o motor empurra até mais que das japonesas de enduro.Na pista o propulsor se comporta muito bem, com respostas rápidas e uma crescida de giros forte e constante.




O problema que os proprietários encontram é na hora da compra de peças, mesmo a moto sendo resistente em algum momento o proprietário irá se deparar com esse problema, quem sabe agora com a volta de marca em 2013 não melhore a situação das peças e atendimento das autorizadas.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cuidados com a motocicleta ao voltar de viagem!



Todos motociclistas apaixonados pela liberdade de viajar com sua motoca, ao retornar de viagem precisam ter alguns cuidados, principalmente aqueles que usam a moto apenas para viagens e passeios, porque geralmente ficam mais tempo paradas na garagem e assim expostas a ação do tempo.

Portanto existem alguns cuidados básicos que se deve tomar para que sua moto esteja sempre funcionando perfeitamente. Lembrando que esses cuidados devem se tornar rotineiros, tanto usando a moto para viagens como andando com a moto na cidade.


Quando se volta de viagem com a sua motocicleta seja por onde foi: asfalto, terra, areia, grama, é necessário fazer uma lavagem completa na moto para que toda sujeira que entrou em seus componentes saia e não fique por lá estragando as peças e prejudicando sua vida útil ou até mesmo prejudicando a sua estética.

Uma moto bem cuidada pode determinar vários fatores futuros como:  a vida útil tanto de componentes elétricos/eletrônicos como do motor, a facilidade na venda, e evita-se dor de cabeça na próxima vez que for usá-la.

Há varios itens a se verificar após a volta, é necessário prestar atenção no aperto dos parafusos da motocicleta vez que passando por diferentes terrenos com o impacto e trepidação peças ou parafusos podem vir a se afrouxar.

Outro item essencial a se preocupar é a bateria, para não ter uma surpresa desagradável ao religar a motocicleta é aconselhável que se desligue o pólo positivo caso a moto for ficar parada por muito tempo, para que não tenha problemas com a bateria é necessário que ligue a moto pelo menos uma vez por semana e de uma volta nem que for apenas no quarteirão, desse modo a bateria se carregará naturalmente e de quebra o combustível limpa todo sistema de alimentação evitando a formação de borras.

É necessário a lubrificação também de vários componentes como a corrente e as articulações, utilizando o lubrificante adequado para cada peça. Esse item merece um cuidado especial, pois algumas partes podem ficar ressecadas e ter seu funcionamento comprometido. Peças, como eixo e rolamento, por exemplo, serão danificados antes da hora e assim causarão sua substituição precoce, caso não sejam lubrificados do jeito correto.

E claro fora essas prevenções não se esqueça da manutenções básicas periódicas da sua motocicleta como troca de óleo, filtro de óleo, pastilhas de freio, fluído de freio, e muito importante a troca dos pneus quando necessário, fique atento a essas manutenções pois além de aumentar a durabilidade da sua moto podem te salvar de um acidente.

Dez dicas rápidas para quem vai deixar a moto parada:

1- Sempre que voltar de uma viagem, lave sua motocicleta
2- Mantenha sua moto lubrificada
3- O pólo positivo da bateria deve ser desligado
4- É importante drenar todo o combustível do tanque de gasolina
5- A corrente deve receber um lubrificante especial
6- O reaperto da sua motocicleta deve ser feito periodicamente
7- O pneu deve receber uma calibragem extra, em torno de cinco libras
8- Use uma capa para cobrir sua moto
9- Ligue sua motocicleta a cada dez dias
10- Não dê tranco, nem faça chupeta em sua moto caso a bateria descarregue

Fonte: webmotors

sábado, 22 de setembro de 2012

Kawasaki Ninja 300

Sim senhores, parece que a ninja 250R pederá seu trono, não há nada confirmado para sua substituição aqui no Brasil, mas podemos torcer por isso, para felicidade de todos que curtem essa motoca ela vem com melhorias, porque não dizer expressivas melhorias.

FINALMENTE a kawasaki ouviu os motociclistas e deu um jeito no painel, convenhamos o painel estava bem ultrapassado para a proposta da moto. Uma moto speed mesmo que de baixa cilindrada com painel analógico e ainda por cima feio, realmente não convence. Agora ela conta com painel com conta giros analógico para o rpm, e digital para medição da velocidade e outros itens, o painel é completo.


Bom vamos para as mudanças no motor:

Seu motor de quatro tempos, DOHC, 2 cilindros paralelos, 8 valvulas, equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, têm 296 cilindradas gera 39 cv de potência a 11.000 rpm e 2,8kgfm de torque a 10.000 rpm. O aumento do torque ocorreu por causa do aumento de 46mm para 49mm no curso dos pistões e claro com auxílio do câmbio de seis marchas.

Houve uma mudança também reparável no grafismo, agora a frente dela ficou mais invocada e a traseira um pouco menor do que já era, porém isso não prejudicou o garupa e a deixou mais equivalente com a sua proposta de moto speed de baixa cilindrada.



A grande preocupação será o preço, se de fato vier a ser comercializada no Brasil, deverá ser bem salgado..aí nos resta avaliar: Será que valerá a pena pagar o preço de uma moto de alta cilindrada? Não sei, temos que aguardar para saber qual vai ser sua colocação no mercado.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS NINJA 250R / NINJA 300 2013*









Motor
4 tempos, 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida
Cilindrada
249 cm³ / 296 cm³
Diâmetro x curso
62,0 × 41,2 mm* / 62.0 x 49.0 mm
Taxa de compressão
11,3:1* / 10.6:1
Sistema de válvulas
DOHC, 8 válvulas
Potência máxima
32 cv a 11.000 rpm / 39 cv a 11.000 rpm
Torque máximo
2,1 kgf•m a 10.000 rpm / 2,8 kgf•m a 10.000 rpm
Sistema de alimentação
Injeção eletrônica
Sistema de ignição
Digital*
Sistema de partida
Partida elétrica
Sistema de lubrificação
Lubrificação forçada
Transmissão
6 velocidades
Sistema de acionamento
Corrente de transmissão
Relação de redução primária
3,087 (71/23)
Relação da 1ª marcha
2.714 (38/14)
Relação da 2ª marcha
1,789 (34/19)
Relação da 3ª marcha
1,409 (31/22)
Relação da 4ª marcha
1,160 (29/25)
Relação da 5ª marcha
1,000 (27/27)
Relação da 6ª marcha
0.857 (24/28)
Relação de redução final
3.000 (42/14)
Sistema de embreagem
Multi disco, manual
Tipo de quadro
Tipo diamond em aço de alta resistência
Inclinação / Trail
26° / 82 mm*
Suspensão dianteira
Garfo telescópico de 37 mm
Suspensão traseira
Uni-Trak com amortecedor a gás e com  pré-carga da mola ajustável em 5 níveis
Curso da suspensão dianteira
120 mm*
Curso da suspensão traseira
130 mm*
Pneu dianteiro
110/70-17M/C 54S
Pneu traseiro
140/70-17M/C (66S)
Freio dianteiro
Disco de 290 mm em forma de pétala,  pinça balanceada com pistão duplo (ABS)
Freio traseiro
Disco de 220 mm em forma de pétala,  pinça com pistão duplo (ABS)
Ângulo de direção (esq / dir)
35° / 35°*
Dimensões C x L x A
2.015 mm x 715 mm x 1.110 mm
Distância entre eixos
1.405 mm
Distância do solo
785 mm
Altura do assento
140 mm
Capacidade do tanque
17 litros
Peso em ordem de marcha
172 / 174 Kg (ABS)



Tabela extraída do: motos-motor

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Até que ponto o errado é certo?

Bom pessoal resolvi criar esse tópico por causa de um assunto bem polêmico que ultimamente até saiu em algumas mídias sobre o motovlogger Kleber Atalla (51) vulgo KLE621 ou TIOZÃO. Eu como um amante de motos acompanho o canal dele do ínicio a mais de 1 ano e meio atrás, assim como o canal de outros motovloggers.


E apesar de muita gente apoiá-lo é só observar os números expressivos de inscritos no seu canal (mais de 40.000) e a expansão do começo de suas filmagens até agora, acredito que isso reflete em uma mobilização das pessoas que estão ali para além de ouvir sobre motos, ouvir os seus conselhos e experiências de vida. Ultimamente ele está sendo muito criticado e o que sempre nos incomoda são as pessoas que por algum motivo querem o nosso mal.

Utiliza em seus vídeos sua moto Honda Hornet Cb600f 2012 Branca:


Saiu uma matéria no site da Globo onde expuseram um pouco sobre o trabalho social que tenta fazer, e falaram sobre sua pilotagem, com uma abordagem bem menos agressiva e quase que imparcial, agora sejamos sinceros, eu acredito sim que a pilotagem dele não é nada aconselhável como o mesmo diz em seus vídeos, mas acho que cabem aos orgãos fiscalizadores cuidarem disso, e os meios para que isso seja feito no nosso país, são atraves de radares ou notificações de trânsito, portanto sem julgar o lado de sua pilotagem damos enfâse a mensagem que tenta passar, principalmente para os jovens.


O Sbt mostrou em seu jornal uma mídia extremamente sensacionalista ao atribuir outra conotação as palavras dadas por Kleber, sim é claro que a população ficará revoltada ao ver alguem pilotando desse jeito, e a mídia televisiva sabe muito bem disso, por isso digo que devemos conhecer as pessoas antes de poder julga-lás.

Aqui segue o link do vídeo da matéria que foi ao ar no Jornal do Sbt:


 
Hoje em dia só a boa intenção das pessoas já ajuda muito, visto a sociedade cada vez mais mal educada que vivemos, e realmente alguém precisa alertar os jovens dos males que podem prejudicar toda a sua vida, e o Kleber fala com propriedade sobre isso vez que já passou por problemas que a maioria dos jovens no nosso país passa, problemas relacionados as drogas, também faz prenvenções como o uso de camisinha, a importância da higiene e outros assuntos que acontecem nesse universo dos jovens.


Por vezes até se emociona em seus vídeos, quando é reconhecido, ou quando consegue ajudar alguém e posteriormente essa pessoa o agradece,  tenho certeza que além de se sentir útil ajudando as pessoas ele se sente muito ajudado também, essas coisas nos dão forças para continuar na luta no nosso dia a dia, sem dúvida isso como ser humano é muito gratificante. E por esses motivos eu apoio sem sombra de dúvida qualquer pessoa bem intencionada que tenta trazer uma mensagem positiva e preventiva principalmente para os jovens.

Olá amigos!

Olá Motomaníacos meu nome é Caique Gustavo, resolvi criar esse blog porque eu como muitos outros motociclistas, sou maníaco por motos. A finalidade principal é falar sobre motocicletas juntando histórias de pessoas com suas máquinas abrindo assim um espaço para todos demonstrarem suas aventuras. Também vou falar de lançamentos e comparativos de motocas.